Chega aos mão do leitor o número 5 da revista Outubro. É reafirmado, assim, o compromisso de publicar artigos de qualidade sobre um variado número de temas do interesse de intelectuais e socialistas. O lugar do capital financeiro na economia contemporânea é analisado por um destacado pesquisador, já conhecido de nosso público por seu artigo publicado no primeiro número de Outubro: François Chesnais. O tema da crise do capitalismo é tratado também, mas sob outro ângulo, por Guillermo Foladori.
Militantes do movimento sindical, bem como todos aqueles que acompanham com atenção os dilemas da organização dos trabalhadores em nosso país, encontrarão nos artigos de Angela Santana Amaral e Giovanni Alves, questões sobre as quais refletir e discutir.
Sérgio Lessa, com seu artigo apresentando o pensamento de Lukács, marca presença nas páginas de nossa revista através de uma intervenção clara e esclarecedora sobre o tema. Por último, para aqueles que vem acompanhando o debate que Outubro vem divulgando sobre o socialismo e os problemas da transição, um prato cheio: três artigos, de autoria de Mimmo Porcaro; Alvaro Bianchi; e Rita Mendes, César Sthephan e Luís Villaça, discutindo a questão sob vários pontos de vista.
A todos desejamos uma boa leitura.
Sumário
Mundialização: o capital financeiro no comando
François Chesnais (Université Paris XIII, França)
Qualificação, sociedade civil e desindentidade de classe: os desafios para o sindicalismo
Angela Santana do Amaral (UFPE)
Toyotismo e o neocorporativismo no sindicalismo do século XXI
Giovanni Alves (Unesp – Marília)
Charles Bettelheim: um longo adeus
Mimmo Porcaro (pesquisador independente)
Lukács e a ontologia: uma introdução
Sérgio Lessa (UFAL)
O primado da política: revolução permanente e transição
Alvaro Bianchi (Umesp)
O capitalismo e a crise ambiental
Guillermo Foladori (UFPR)
Rita Mendes, César Sthepham e Luís Villaça (pesquisadores independentes)