Apresentação
A revista chega a seu número 23 reestabelecendo definitivamente sua periodicidade semestral e mantendo a qualidade dos artigos publicados. A publicação desta edição marca ainda uma importante renovação no site da revista (www.outubrorevista.com.br). Além de um visual mais atraente e dinâmico, o novo site traz todas as edições anteriores, reorganiza os artigos publicados tematicamente, integra os conteúdos de maneira mais efetiva com as redes sociais e permite a submissão de artigos e resenhas on-line.
A revista continua fiel a seu propósito de marcar presença no debate internacional de ideias e publica em português importante artigo do professor e ativista grego Panagiotis Sotiris sobre o futuro de seu país depois da vitória eleitoral da coalizão de esquerda Syriza em janeiro de 2015. A seguir, o historiador Bryan D. Palmer reconstrói a trajetória da greve dos caminhoneiros de Minneapolis, responsável pela renovação do sindicalismo nos Estados Unidos nos anos 1930. Cinzia Arruzza, por sua vez, sintetiza em seu artigo o debate sobre o patriarcado e capitalismo entre as feministas nas últimas décadas e procura expor as bases para uma abordagem unitária de inspiração marxista para entender a opressão da mulher.
Os artigos de Eleutério F. S. Prado e Maria Elisa Cevasco trazem importantes contribuições para dois importantes campos disciplinares: a economia política e os estudos culturais.O objetivo de ambos artigos é discutir os problemas enfrentados pelo marxismo nesses dois campos, testar sua capacidade explicativa e apontar linhas a partir das quais a investigação crítica poderia se desenvolver. Encerram a seção de artigos uma crítica ao conceito de novo-desenvolvimentismo, fortemente ancorada em uma leitura da obra de Marx, de autoria e Bianca Imbiriba Bonente e Hugo Figueira Corrêa, e um estudo comparativo, de Deni Ireneu Alfaro Rubbo sobre dois expoentes do marxismo aberto: a polonesa Rosa Luxemburgo e o peruano José Carlos Mariátegui.
A seção de resenhas dá os primeiros passos em sua reformulação que deve ser completada já nas próximas edições: resenhas mais curtas e menos descritivas, convidando à leitura e estimulando à reflexão sobre um número maior de obras. Nesta edição são resenhados livres de David Harvey, Wendy Goldman, Demian Melo, Paulo Cunha e Domenico Losurdo. Fica o convite aos autores para enviarem resenhas. O livro escolhido precisa ter afinidade com a proposta editorial da revista, ter sido publicado no Brasil há menos de dois anos. A resenha deverá conter entre 6.000 e 10.000 caracteres e apresentar a referência completa do livro resenhado.
Boa leitura!
Sumário da revista Outubro n. 23
Artigos
Uma estratégia de rupturas: dez teses sobre o futuro grego
Panagiotis Sotiris
Universidade do Egeu (Grécia)
Caminhoneiros vermelhos: o sindicalismo democrático nos Estados Unidos
Bryan D. Palmer
Trent University (Canadá)
Considerações sobre gênero: reabrindo o debate sobre patriarcado e/ou capitalismo
Cinzia Arruzza
The New School for Social Research (Estados Unidos)
Economia Política: os descaminhos da crítica
Eleutério Prado
Universidade de São Paulo (USP)
Fim de linha ou aposta na relevância?
Maria Elisa Cevasco
Universidade de São Paulo (USP)
Desenvolvimento sem “ismos”: uma crítica ao novo-desenvolvimentismo a partir dos Grundrisse de Marx
Bianca Imbiriba Bonente e Hugo Figueira Corrêa.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
José Carlos Mariátegui e Rosa Luxemburgo
Deni Rubbo
Universidade de São Paulo (USP)
Resenhas
HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. Trad. de Jeferson Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2014
Por Marco Pestana
Universidade Federal Fluminense (UFF)
GOLDMAN, Wendy. Mulher, estado e revolução. São Paulo: Boitempo; Iskra, 2014.
Por Daniela Mussi
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
MELO, Demian Bezerra de (org.). A miséria da historiografia: uma crítica ao revisionismo contemporâneo. Rio de Janeiro. Editora Consequência, 2014.
Por Wesley Rodrigues de Carvalho
Universidade Federal Fluminense (UFF)
CUNHA, Paulo Ribeiro da. Militares e militância. Uma relação dialeticamente conflituosa. São Paulo: Editora UNESP, 2014.
Por Carlos Zacarias de Sena Júnior
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
LOSURDO, Domenico. Stalin: história crítica de uma lenda negra, Rio de Janeiro: Revan, 2010.
Por Rodrigo Passos
Universidade Estadual Paulista (Unesp-Marília)