A revista chega a seu número 23 reestabelecendo definitivamente sua periodicidade semestral e mantendo a qualidade dos artigos publicados. A publicação desta edição marca ainda uma importante renovação no site da revista (www.outubrorevista.com.br). Além de um visual mais atraente e dinâmico, o novo site traz todas as edições anteriores, reorganiza os artigos publicados tematicamente, integra os conteúdos de maneira mais efetiva com as redes sociais e permite a submissão de artigos e resenhas on-line.

A revista continua fiel a seu propósito de marcar presença no debate internacional de ideias e publica em português importante artigo do professor e ativista grego Panagiotis Sotiris sobre o futuro de seu país depois da vitória eleitoral da coalizão de esquerda Syriza em janeiro de 2015. A seguir, o historiador Bryan D. Palmer reconstrói a trajetória da greve dos caminhoneiros de Minneapolis, responsável pela renovação do sindicalismo nos Estados Unidos nos anos 1930. Cinzia Arruzza, por sua vez, sintetiza em seu artigo o debate sobre o patriarcado e capitalismo entre as feministas nas últimas décadas e procura expor as bases para uma abordagem unitária de inspiração marxista para entender a opressão da mulher.

Os artigos de Eleutério F. S. Prado e Maria Elisa Cevasco trazem importantes contribuições para dois importantes campos disciplinares: a economia política e os estudos culturais.O objetivo de ambos artigos é discutir os problemas enfrentados pelo marxismo nesses dois campos, testar sua capacidade explicativa e apontar linhas a partir das quais a investigação crítica poderia se desenvolver. Encerram a seção de artigos uma crítica ao conceito de novo-desenvolvimentismo, fortemente ancorada em uma leitura da obra de Marx, de autoria e Bianca Imbiriba Bonente e Hugo Figueira Corrêa, e um estudo comparativo, de Deni Ireneu Alfaro Rubbo sobre dois expoentes do marxismo aberto: a polonesa Rosa Luxemburgo e o peruano José Carlos Mariátegui.

A seção de resenhas dá os primeiros passos em sua reformulação que deve ser completada já nas próximas edições: resenhas mais curtas e menos descritivas, convidando à leitura e estimulando à reflexão sobre um número maior de obras. Nesta edição são resenhados livres de David Harvey, Wendy Goldman, Demian Melo, Paulo Cunha e Domenico Losurdo. Fica o convite aos autores para enviarem resenhas. O livro escolhido precisa ter afinidade com a proposta editorial da revista, ter sido publicado no Brasil há menos de dois anos. A resenha deverá conter entre 6.000 e 10.000 caracteres e apresentar a referência completa do livro resenhado.

Boa leitura!

Edição 23